terça-feira, 29 de julho de 2008

O predio em forma de bala e a Biblioteca Publica.

Hoje fui um pouco mais cedo para o trabalho pensando em chegar com mais tempo para me trocar, ajudar na cozinha e ficar mais sossegado.
No entanto, o que era uma estrategia para aproveitar melhor meu tempo acabou se tornando em uma medida preventiva para atrasos.
Apesar de reconhecer que o transporte publico de Londres e fantastico pela sua abrangencia, admito que ja concordo com as bravatas que ouco desde que cheguei aqui, vindas das bocas de ingleses natos e alguns moradores estrangeiros da cidade, sobre os constantes atrasos e a superlotacao do metro.
Talvez por ja ter morado quatro anos em Sampa e sentir falta diariamente de um sistema de metros que me levasse a qualquer lugar (como ocorre aqui), nao dava muito importancia para os evidentes defeitos do sistema daqui. No entanto, em dois dias ja comeco a ter minha visao afetada. E acho que o principal motivo e que agora eu preciso do metro para chegar pontualmente aos meus compromissos e tambem poder relaxar no caminho de volta para casa.
Na ida para o trabalho esperei na minha estacao por 15 minutos, quando nunca tinha ficado mais de 5. O trem finalmente chegou, mas o numero de pessoas havia triplicado e, duas estacoes depois, todos tiveram de trocar de trem. Ou seja, nos juntamos a outra multidao. Esperamos mais 7 minutos e embarcamos no seguinte.
Esse pequeno imprevisto me teria feito chegar pelo menos 25 minutos atrasado caso eu tivesse saido no horario de ontem.
Apesar disso, o dia de trabalho foi otimo. Bem menos gente que ontem, o chefao em cima, mas sem falar um "A". Ele gostou do meu servico.
Hoje nao tinha aula, ja que o meu pessimo professor ia faltar. Aproveitei entao para fazer um teste e pegar uma rota alternativa para chegar ate a escola. Peguei umas indicacoes com os meninos que trabalham comigo e me mandei.
De camisa florida, celular tocando MP3 e curtindo o visual, fui andando em direcao a estacao de Bank. Despontando na rua vi que a minha esquerda se encontrava a monumental Catedral de Sao Paulo, vulgo St. Paul's Cathedral. A catedral Anglicana de Londres e ponto turistico obrigatorio, mas que eu ainda nao tinha visitado. Ja entrou para lista.
Como nao queria sair do meu planejamento coloquei na lista e me mantive na rota. Segui algumas placas e me vi em frente ao Queen Victoria's Theatre, outro monumento arquitetonico que foi restaurado ha poucos anos.
Olhando de cima para baixo me vi diante de uma das vistas mais comuns na Londres contemporanea: uma construcao historica sendo "engolida" por uma obra de arte da modernidade. Bem detras do teatro via-se a ponta do 30 St. Mary Axe, ou Gherkin (Pepino, em ingles). E um predio maravilhoso, todo envidracado e com formato de um projetil (ou bala).
Quando me vi ja estava freneticamente andando em direcao a ele, totalmente entregue a uma curiosidade que me atormenta desde que o tinha visto, a distancia, no dia em que cheguei aqui.
Abri mao do "Projeto Rota Nova" e fui caminhando. Em menos de 15 minutos estava diante dele. Valeu demais a pena. Ate porque, no meio do caminho ate ele, eu ainda encontrei um mercado de rua maravilhoso e um PUB incrivelmentre conservado, com escadarias, lustres e pinturas de anos muito idos. Tirei fotos, mas nao postarei hoje.
Nao postarei hoje porque neste momento estou estreando a minha conta de usuario na Willesden Green Library. Isso mesmo. Eu agora sou socio da biblioteca publica do meu bairro. Ela fica a menos de 10 minutos caminhando de casa e me oferece livros, revistas e jornais para emprestimos de ate 3 semanas, DVD's variadissimos para ate uma semana e internet de graca, ilimitada.
Mesmo tendo a internet de graca aqui eu terei que eventualmente acessar da lan house. Isso porque o expediente daqui acaba cedo demais para o horario do Brasil, entao ficaria impossivel de falar com voces por MSN ou Skype.
A biblioteca e muito bem estruturada, muito conservada, sileciosa e bem familiar. Que belo exemplo a ser seguido pelos nossos prefeitos brasileiros.
Amanha testarei de verdade o novo caminho e conto se valeu a pena.
Amo voces.
Beijos.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Fezinho! Adorei seu blog hoje! Fico muito feliz por perceber que você está curtindo todos os detalhes de Londres sem perder seu foco! Estou muito tranqüila quanto sua escolha, e sempre torcendo e pedindo para deus protegê-lo! Chego do consultório e antes de qualquer coisa venho te procurar! Amo você, muito! Tenho muito orgulho de ser sua mãe! Milhões de beijos.

L.V.P. disse...

Fiquei emocionado com o post da mamãe.
Conhecendo a peça como vc bem conhece, vc consegue imaginar o tamanho da saudade dela?
Legal ter falado com vc hj. Vc tava feliz e passou felicidade pra mim, tb.
Beijo, te amo.

Unknown disse...

Fala fera. Como estão indo as coisas em Londres. Tenho lido seus relatos bastante detalhados. Caso a propaganda e marketing não sejam as profissões do futuro p/ vc, certamente guia de viagem, principalmente em Londres já é sucesso garantido.Numa próxima ida à Inglaterra, não vou levar gui a de turismo.
Sua mãe não está tão atacada quanto poderia estar, pela saudade que sente de vc.
beijos
tio Carlinhos

fau.valente disse...

Oi Fe,cada vez que tenho um tempinho e consigo entrar no seu blog fico muito feliz, por sentir o quanto você está aproveitando esta experiência, e crescendo sempre ,continue assim, e seja muito feliz ,beijos .Fau