domingo, 5 de outubro de 2008

Pequenas misérias da vida.

A vida aqui está boa. Uma beleza.
Uma coisa que eu não posso deixar passar é que eu estou vivendo muito mais situações do que eu havia imaginado antes de vir. Antes de viajar eu esperava muitas coisas: ver pessoas diferentes, falar um idioma diferente, trabalhar, e nada mais vinha na minha cabeça.
É muito difícil lembrar coisas fáceis quando precisamos fazê-lo. Quando alguém chega e nos pergunta quais as nossas comidas preferidas, as cidades que já visitamos, a última vez que fomos a uma quermesse e outras coisas do gênero, falhamos em dar certeza. Também nas ocasiões quando queremos escutar uma música boa, ler um bom livro, ver um filme, não conseguimos escolher um sequer. Não conseguimos achar em nossa cabeça um exemplo de algo que gostamos demais. Talvez mais tarde, quando não fosse mais necessário, aparecem mil opções para cada uma dessas coisas. Mais tarde, nunca tarde demais.
Estou passando por coisas típicas de dia-a-dia aqui. Agora já me posicionei na Rosa-dos-Ventos, conheço as ruas, percebo quando vai chover, sei onde pegar os ônibus. Já reconheço as pessoas que estão no ponto, no mercado, na lan house, no metrô. Mas essas são coisas que eu já imaginava que fossem acontecer. Assim como ver belos parques e edifícios, monumentos e templos, eu imaginava ver cores e sentir cheiros diferentes. E isso acontece mesmo.
O que acontece é que coisas dão errado aqui também.
Apesar de me sentir em casa, aqui está longe de ser um lar. A gente fica doente igual, fica mal humorado, irritadiço e decepcionado.
A semana que passou foi um exemplo bom. Além de o trabalho ter sido bem chato por causa da constante companhia da gripe, todos os dias um ou dois membros da equipe faltaram, o que causou um grande aumento na demanda de serviço e paciência.
Além disso, Junior e eu tivemos uma discussão besta por causa de política e ele, por orgulho, ainda não está falando comigo. Eu gosto muito dele, entendo sua posição e espero que logo isso passe. Ele ainda tem muita coisa pra aprender e está aprendendo muito. Aliás, quem não precisa aprender?
Quando tudo já estava meio chato, a grana ficou curta. Um bom motivo para eu trabalhar mais no PUB e ficar mais sossegado em casa no final de semana.
Sexta-feira saí do restaurante, passei na escola, vim para casa e descansei um pouco. Comi a segunda parte da minha salada, tomei um banho, me cobri de todas as maneiras possíveis e fui para o PUB. Chegando lá, percebi que tinha um cara que não estava lá no dia em que trabalhei pela primeira vez. Fiquei na minha e fui até o escritório do manager para levar meu passaporte e um questionário que ele havia ma dado na semana passada, onde coloquei dados pessoais e a conta onde minha grana deveria ser depositada toda a semana. Ele me tratou super bem, foi comigo passar meu cartão e me designou para algumas tarefas. Fui trabalhando, até o momento em que o Felipe me contou que aquele cara estranho era o mesmo que havia desistido de trabalhar lá e a quem eu estava substituindo. O cara tinha simplesmente sumido na semana anterior, tinha falado para o Felipe que tinha arranjado coisa melhor e deixou todos na mão. Por isso eu fui chamado.
O clima estava normal, a balada começando a pegar fogo, quando Felipe me chama e diz que a manager falou com ele e pediu que eu fosse até o escritório. No caminho encontrei com ela. Ela me disse que o cara tinha ido no PUB durante a semana, pedido desculpas e tal e reclamado a vaga dele de volta. Ninguém me ligou, nem tampouco avisou ao Felipe ou ao Junior. Fui obrigado a pegar minha trouxinha, dizer tchau e vir para casa. Pelo menos o metrô ainda estava aberto e cheguei em casa antes da meia-noite. Estava tão cansado que nem fiquei tão triste.
A vida nos apresenta pequenas misérias. Elas vêm como uma maré de azar. Tudo parece dar errado. Acontece que aqui eu sou minha própria muleta. E o mais marcante é que o ambiente, - paisagem e clima - combina com as pequenas misérias. Os prédios velhos, idiomas hostis, o céu cinzento e um frio danado. Se o cara não tomar cuidado, ele cai.
Mas eu estou forte. Não sinto medo de nada disso. Só consigo enxergar adiante. Espero mesmo pela bonanza. Sei que tem coisa boa reservada para mim.
Tenho me mantido sereno e confiante. Deus me ajuda muito.
Nesses testes é que percebemos o quanto o nosso limite de resistência é muito maior que o que costumamos pensar que é. Talvez por dois motivos: ou estamos abalados por coisas pequenas ou nos sentimos pequenos perto das coisas que tentam nos abalar. A atitude certa é nos apoiarmos na nossa fé e crescer através dela.
Essas pequenas misérias estão no nosso cotidiano e se apresentam de muitas maneiras. Pode ser através de uma dor nas costas, de uma briga, de uma decepção pessoal ou profissional. Podem vir na forma da saudade, da solidão ou do medo.
Mas a saudade é adubo pro amor. Nossas lágrimas na solidão estão regando nossa vida de emoção e o medo, quando superado, se transforma na coragem para vencer cada pequena miséria que desafia a beleza de viver.
Saudadonas.
Amo vocês.

10 comentários:

Unknown disse...

Fe coraçao de mae nao se engana.Hoje quando li seu blog confirmou o que meu coracao tava me falando. entendi a sua tristeza,nao desmorone.Sinta se deitado no meu colo fazendo massagens e dando remedios para a sua gripe na sua boca.Jaja vc vai se sentir melhor.acabei de chegar da missa as mensagens sempre se parecem com o caminho que vc esta vivendo de semeae o bem . a vinha que e o reino de Deus deve ser semeada com frutos bons entao a colheita vira na certa.Voce na sua busca parece nao se assustar com as dificuldades,mas estamos aqui concretamente para te apoia lo .quando quiser me ligue .o Lucas ja ligou do Chile vc precisava ver como ele estava ansioso ontem arrumando a mala ,lembrei como ele ficava quando ia para os acampamentos ...ajudei o a arrumsr tudo e como o Marcos vai passar uns dias da semana do saco cheio com a Fernanda e a familia dela em Gonçalves vou ficar uns dias sem filhos por perto.Amo muito vc ia me esquecendo fomos almoçar hoje domingo na casa do Mario Jorge estive com a Rafa e a Bruna mandaram muitos beijos para vc foi otimo milhoes de beijos procure seus contatos ai pode ser de grande valia :Marco Fabio ,Fernanda da tia beth e etc bjs.

Unknown disse...

Oi amorzão!!!!
Sabe no que pensei enquanto li seu post?no filme "o todo poderoso 2"...hahaha, o filme é um lixo, mas ficou forte a unica parte que vale a pena no filme...A personagem lá chateada com a separação que sua familia esatava vivendo disse pra Deus "Poxa, eu peço mais união na família a Deus, e ao invés disso eu vivo a separação???" então Deus, disfarçado responde "Quando alguém pede paciência a Deus, Ele não lhe dá paciência, mas sim uma oportunidade de ser paciente...Vc pediu a união, e Deus te proporcionou uma oportunidade de unir sua familia..."
Achei bem legal, pense nisso.
Feeeeeeee. Porque vc não entrou em contato com o meu amigo Daniel Fe.??Ele me escreveu contando que saiu da Google pra abrir á propria empresa de internet...acho que ele nao está aí agora... Ele tava em estocolmo, mas escreve pra ele Felipe! Ele é muito open minded, e conhece brasileiros aí tbm!Falando sério, ótimo contato, ótima companhia! Eu comentei com ele qd vc foi que vc ia procurá-lo.Aposto que vc tbm faria bem pra ele...Ele perdeu o irmão tadinho...Vai ficar feliz em te conhecer.
danielbritcher@btinternet.com
Amor,
Buneca

Unknown disse...

FE,
Eu realmente me admiro com vc!!!Respeitando as devidas proporçoes, eu tb passei(e as vezes passo) momentos de confusao aqui...e me sinto mal..mesmo tendo minha familia aqui, do meu lado!E sabe q seu texto foi um "tapa na cara" pra mim, pq tenho miiiil problemas, mas com certeza mais fáceis de se resolverem do q seus(q tb nao sao assim tao grande....como vc mesmo disse, nós q diminuimos na frente deles) afinal eu to no meu país, com o meus entes...Mas tb tenho q admitir q vc esta em vantagem sobre mim: está passando (sim, ja ja passa, e melhora) por td isso, sozinho e MUITO bem!!de forma até poetica!!!As suas ultimas linhas traduzem muito bem oq é saudade!! SINTO muita saudade de vc!!!e de varios q deixei em bauru....e com certeza é "coisa de Deus" eu ter lido tudo oq vc escreveu!!! VALEU MESMO FÊ!!!
E lembre-se sempre: nao diga a Deus q vc tem um problema e sim diga aou sem problema, q vc tem um Deus!!!
Fica com Ele!! se cuida..
bjo...amo vc!!
Teco

Unknown disse...

oi Fe tudo bem com vc meu amor?Saudades e vontade de conversar.Quando puder mande noticias.As duas avos almocaram hoje juntas na casa da vo neta e conversaram a earde toda.Almocei com elas .Foi otimo,muitos milhoes de beijos te amo muito mamae

Ju Pimentel disse...

Oi Fe, nem vou arriscar palavras bonitas pq eu jamais ganharia do seu texto, mas em resumo, queria te dizer que o que veio na minha cabeça ao ler seu texto é que "há males que vem para o bem". Na maioria das vezes a gente não entende porque determinado fato aconteceu na nossa vida, mas logo adiante conseguimos entender que era preciso que tivesse sido daquela forma.
Logo vai aparecer outra oportunidade, pq vc é esperto, inteligente, carismático e acima de tudo, vc merece!!!
Continuo sempre na torcida por você.
Bjs
Ju
p.s.: eu não podia deixar de escrever que faltam 11 dias pra data prevista do nascimento do Vinícius. Entrei em licença maternidade esta semana, pq já não estava dando para ir trabalhar Eu ja engordei 20 kg e o Vinícius está com 3,460 e com 51 cm (um "torinho").

Unknown disse...

Fe.cade vc eu vim aqui so pra te ver

L.V.P. disse...

Caralho, bixo... que coisa maluca!!!

Não entrei aqui desde a semana passada.

Mas fiquei a semana inteira martelando que vc precisava de mim. Fiquei a semana toda em Santiago reclamando que tava com saudade de vc... aí venho aqui e leio essa porra toda?!?!?!?!

Se eu não tivesse falado com vc ontem por telefone, ficaria preocupado. Mas sei que vc já tá melhor.

Amo demais vc, meu irmão. A saudade tá começando a ficar foda.

Acho que daqui a pouco vai cair a ficha de que vc tá longe... mas quando isso acontecer, vai faltar menos de uma mês pra gente se ver, aí beleza!

Quando vc tiver down, lembre-se que tem gente numa merda mais profunda que a sua...SEMPRE!!!

O evento foi um puta sucesso. Com direito a foto com o ministro, proposta de emprego no exterior, coquetel a base de pisco sauer e passagem pela África.

Depois te conto detalhes e mostro fotos... com os detalhes anteriormente mencionados.

Beijo te amo tchau

Unknown disse...

E aí, filhote?!? A viagem foi ótima, aproveitamos bastante e andei como nunca! Nosso hotel fica bem no centro de Santiago, numa rua tipo calçadão. Encontramos com o Lucas, almoçamos no Mercado Central e demos umas voltas pela cidade. A Cordilheira dos Andes é muito bonita, cheia de neve e azulada. Fizemos o tour pela cidade num ônibus vermelho tipo beliche, igual aos daí. Muito gostoso! Depois te mando as fotos pelo e-mail. Hj qdo levei o Marcos ao colégio falamos sobre a viagem do final de ano praí. Não vejo a hora de nos encontrarmos, filhote. Cuide-se! Te amo.

mariluci disse...

Querido Felipe,

Foi ótimo falar com vc no telefone!!!...
Seu texto mostra a verdade do dia-a-dia tanto em Londres como em São José dos Campos.
As brigas, as traições, as faltas de respeito são misérias mesmo!
Contudo, teremos que passar por elas se tivermos a certeza que evoluir é nossa única opção; afinal viemos para isso e até escolhemos este caminho, pena que nos esquecemos...
Mas, neste mesmo contexto existem pessoas extraordinárias como sua mãe. Ela é cuidadosa, atenta, não desiste de ajudar concretamente o próximo,é incansável no acolhimento e carinho com as pessoas que a cercam.Ela é admirável! Muita saudade de você. Porém já passou (quase) a metade do tempo de sua permanecia aí.
Também penso sempre que dias melhores virão! Ainda bem que apesar de algumas "misérias" a Vida me proporciona maravilhosos momentos,os quais celebro, dou risada bem alto, agradeço a DEUS em orações ecumenicas. Alias,sobre este assunto, depois eu explico por e-mail.
Fique com DEUS!
Beijos

Anônimo disse...

fejiba... tava down hj... olhei meu msn e vi vc offline... pensei "deixa eu me atualizar" ja tinha lido alguns episodios das suas aventuras por ai... posso te dizer q ja atualizei e o tal do "down" foi-se embora... alem de escrever muito bem (pode se gabar, todo mundo sabe disso) vc transmite muita paz e amor nos seus textos. lamento minhas faltas... vou me esforcar pra melhorar... mas agora vo durmi! iiiinnnnntttãããããuuummmmm Tchauuuuuuuuuuuuuuuuuu